Faltam apenas duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, dois capítulos para o final de mais uma temporada do principal campeonato do futebol nacional. E enquanto na parte de cima o Flamengo já garantiu o título, na parte de baixo a briga é ferrenha para escapar do rebaixamento na última vaga que resta na Série B do ano que vem.
Matematicamente, é verdade, apenas a dupla de catarinenses Avaí e Chapecoense já não possuem chances de escapar de disputar a segunda divisão em 2020. Porém, a situação do CSA é bastante complicada e bastante irreal de ser revertida: o clube alagoano precisa vencer suas duas partidas, torcer por duas derrotas do Ceará e ainda descontar um saldo de 26 gols.
Antes ameaçados pelo rebaixamento, Fluminense e Botafogo garantiram matematicamente sua permanência na elite na última rodada, e sendo assim apenas Cruzeiro e Ceará ainda correm riscos de disputarem a Série B. Antes de apostar aqui no Betz Club confira a chance de cada um ser rebaixado segundo os matemáticos da UFMG e o que eles precisam fazer para escapar:
– Cruzeiro – 36 pontos
Chances de rebaixamento: 90,6%
Próximos jogos: Grêmio (Fora), Palmeiras (Casa)
O Cruzeiro é uma das poucas equipes que nunca foi rebaixada na história do Campeonato Brasileiro, junto com Santos, São Paulo e Flamengo, além da Chapecoense que nunca havia deixado a primeira divisão desde que tinha sido promovida e neste ano conheceu a sua primeira queda.
A situação dos mineiros é desesperadora, já que não depende apenas de suas forças e precisará vencer suas partidas e torcer contra o Ceará em pelo menos uma das rodadas. Caso o Ceará empate contra o Corinthians o Cruzeiro precisa necessariamente vencer o Grêmio fora de casa para não ser rebaixado com uma rodada de antecedência.
Vale lembrar que por terem apenas 7 vitórias contra 10 dos cearenses não basta apenas empatar em pontos para o Cruzeiro, já que mesmo assim seria superado nos critérios de desempate e rebaixado.
Para piorar a situação dos mineiros o Grêmio já informou que mesmo já estando classificado para a Libertadores de 2019 entrará em campo com sua equipe titular, enquanto o Palmeiras também deverá levar a partida da última rodada a sério por conta de sua recente crise.
– Ceará – 38 pontos
Chances de rebaixamento: 9,4%
Próximos jogos: Corinthians (Casa), Botafogo (Fora)
A situação do Vozão é menos complicada, mas não menos preocupante. O Ceará depende apenas de suas próprias forças para se manter na Série A e para não depender do Cruzeiro precisa necessariamente somar 4 pontos nas duas últimas rodadas. Caso o Cruzeiro tropece em qualquer uma das duas partidas o time precisa apenas de um ponto para ficar na elite.
O Ceará na penúltima rodada receber o Corinthians, que ainda não se garantiu na Copa Libertadores da América e ainda sonha com uma vaga direta na fase de grupos, embora o mais provável seja disputar a chamada “pré-Libertadores”, a primeira fase da competição.
O grande diferencial para o Vozão na última rodada é o fato de que enfrenta um Botafogo que apesar de estar em casa não terá mais grandes ambições a cumprir.