Os clubes brasileiros campeões da Copa Intercontinental

In Curiosidades

A Copa Libertadores da América surgiu em 1960, e neste mesmo ano a UEFA e a Conmebol resolveram colocar os seus dois campeões para se enfrentar para definir quem era a melhor equipe do mundo naquela temporada. Nascia assim a Copa Intercontinental, que entre 1960 e 2004 foi um grande destaque de fim de ano antes da criação do Mundial de Clubes da FIFA.

E por falar em Mundial de Clubes da FIFA, o Flamengo irá representar o Brasil no torneio neste ano e tenta repetir o feito de 1981, quando venceu o mesmo Liverpool em final no Japão. Desta vez o torneio será realizado no Qatar e você poderá apostar em todos os jogos aqui no Betz Club.

O Brasil sempre foi muito bem representado na competição, e é o terceiro país com mais títulos da história, atrás apenas da Argentina e da Itália. Quer saber quais brasileiros foram campeões antes do torneio ser organizado pela FIFA? Confira agora mesmo!

 

– Santos (1962 e 1963)

O Santos de Pelé foi uma grande potência mundial no início dos anos 60, e conquistou o mundo por duas vezes consecutivas, em 1962 enfrentando o Benfica de Eusébio e em 1963 contra o Milan da Itália.

Uma grande curiosidade é que o Santos foi o único clube brasileiro a conquistar o torneio quando ele ainda era disputado em jogos de ida e volta, um na Europa e outro na América do Sul, tendo a disputa de uma terceira partida caso fosse necessário.

O Cruzeiro teve a chance de igualar o feito em 1976, mas foi derrotado pelo Bayern de Munique na Alemanha e ficou apenas no empate no Mineirão, sem gols.

– Flamengo (1981)

Em 1980 a Copa Intercontinental passou a ser disputada em partida única em Tóquio no final do ano, muito por conta do patrocínio da marca automotiva Toyota. E logo na segunda edição em 1981 o Flamengo foi o representante brasileiro, em uma final contra o Liverpool que pode se repetir nesta temporada.

Naquela oportunidade o time que tinha Zico como o grande destaque venceu por 3×0, prolongando uma história que dura até hoje: o Liverpool nunca conquistou um título mundial.

– Grêmio (1983)

Dois anos depois foi a vez do Grêmio ir representar o Brasil no Japão após vencer a Copa Libertadores da América, tendo como grande destaque o então jovem Renato Portaluppi.

Em Tóquio o Tricolor Gaúcho teve como adversário o Hamburgo da Alemanha e teve que suar para vencer a partida por 2×1 na prorrogação, com dois gols de Renato.

Em 1995 o Grêmio novamente conquistou a América, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, mas desta vez acabou sendo derrotado pelo Ajax nos pênaltis.

– São Paulo (1992 e 1993)

O último brasileiro a conquistar a Copa Intercontinental fez de maneira magistral: vencendo um dos melhores clubes da história do futebol: o Barcelona do início dos anos 90, que tinha como destaques Guardiola, Laudrup, Koeman e Stoichkov, todos eles treinador por Johan Cruyff.

Porém, o Tricolor Paulista treinado por Telê Santana teve em Raí o seu grande destaque e venceu por 2×1 de virada.

No ano seguinte o time do Mestre Telê repetiu a dose contra um fortíssimo time do Milan, com um gol salvador de Mûller aos 43 minutos do segundo tempo: vitória por 3×2.

– Os vice-campeões

Além de conquistar o título por seis vezes os clubes brasileiros foram derrotados em 5 oportunidades, e além do Cruzeiro em 1976 e do Grêmio em 1995 também tivemos o Cruzeiro novamente perdendo, desta vez para o Borussia Dortmund em 1997, o Vasco perdendo para o Real Madrid por 2×1 em 1998 e também o Palmeiras sendo derrotado pelo Manchester United em 1999 por 1×0.

You may also read!

UEFA Champions League

UEFA Champions League sorteia confrontos das oitavas de final

Seis rodadas passaram voando e a UEFA Champions League encerrou a sua fase de grupos sem grandes surpresas, com

Read More...
Boxing Day

O que é o Boxing Day da Premier League?

Quem gosta de futebol inglês com toda certeza já ouviu o termo Boxing Day. Para os fãs do esporte

Read More...
Mundial de Clubes da FIFA

Os brasileiros campeões do Mundial de Clubes da FIFA

O Flamengo entra em campo amanhã em busca de um título inédito em sua história: o Mundial de Clubes

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu