Os brasileiros campeões do Mundial de Clubes da FIFA

In Curiosidades
Mundial de Clubes da FIFA

O Flamengo entra em campo amanhã em busca de um título inédito em sua história: o Mundial de Clubes da FIFA, competição organizada pela principal entidade do futebol mundial pela primeira vez no ano 2000 e disputada de maneira ininterrupta desde 2005. O Flamengo foi campeão da extinta Copa Intercontinental, contra o mesmo Liverpool que enfrenta neste sábado, em 1981.

A criação do Mundial de Clubes da FIFA, que chega neste ano em sua 16ª edição, coincide com um momento onde os clubes europeus vivem momento muito melhor do que os sul-americanos. Enquanto na Copa Intercontinental em suas 43 edições os sul-americanos venceram em 22 oportunidades contra 21 dos europeus, em 15 edições do Mundial de Clubes da FIFA foram 11 conquistas dos europeus contra apenas 4 dos sul-americanos.

Uma grande curiosidade é que nestes 4 títulos da Conmebol todos foram conquistados por clubes brasileiros. Antes de apostar na final deste sábado aqui no Betz Club confira abaixo as vezes em que clubes brasileiros venceram o Mundial de Clubes da FIFA:

 

– Corinthians -2000

A primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA foi disputada no Brasil no ano 2000 com uma forma de disputa um pouco diferente da atual: as 8 equipes foram divididas em 2 grupos com 4 times cada, com o líder de cada um dos grupos se classificado para a final.

Assim como acontece atualmente o Corinthians entrou como representante do país sede e na primeira fase venceu o Raja Casablanca do Marrocos e o Al Nassr da Arábia Saudita, além de ter empatado com o Real Madrid.

Na final empatou com o Vasco em 0x0 e ganhou o título nos pênaltis diante de um Maracanã lotado.

– São Paulo – 2005

Em 2005 o Mundial de Clubes da FIFA voltou a ser disputado e teve o São Paulo como representante da Conmebol após vencer a Copa Libertadores da América.

O Tricolor Paulista chegou com moral elevado por ser bicampeão da Copa Intercontinental, e teve pela frente um Milan que chegava credenciado pelo milagre de Istambul, quando conseguiu reverter um placar onde perdia para o Milan por 3×0.

Na semifinal o São Paulo sofreu para vencer o Al-Ittihad da Arábia Saudita por 3×2, e venceu o Liverpool na final por 1×0 com gol solitário de Mineiro. Os ingleses tiveram 3 gols anulados, todos de forma correta, na decisão.

– Internacional – 2006

O Internacional fez um grande Brasileirão em 2005 mas acabou sendo superado pelo Corinthians e ficando com o vice-campeonato. Porém, se vingou do futebol paulista na Copa Libertadores da América do ano seguinte, vencendo o São Paulo na final.

Com uma geração jovem que acabava de revelar Alexandre Pato e Luiz Adriano o time venceu o Al-Ahly do Egito na semifinal e na final derrotou o todo poderoso Barcelona por 1×0 com gol do artilheiro improvável Adriano Gabiru no final da partida.

– Corinthians -2012

O Corinthians após cair para a segunda divisão do futebol nacional passou por uma série de transformações, incluindo a chegada de reforços do calibre de Ronaldo e Roberto Carlos. Infelizmente esta era do time teve fim em 2011 com a queda na Libertadores da América para o Tolima na pré-Libertadores, mas este foi apenas o pontapé inicial para uma das eras mais vitoriosas da história do clube.

O técnico Tite foi mantido no cargo e além do título do Brasileirão em 2011 conquistou também a Libertadores da América em 2012.

O clube foi para o Mundial e na semifinal venceu o Al-Ahly do Egito por 1×0 com gol de Guerrero, mesmo placar da grande final contra o Chelsea.

You may also read!

UEFA Champions League

UEFA Champions League sorteia confrontos das oitavas de final

Seis rodadas passaram voando e a UEFA Champions League encerrou a sua fase de grupos sem grandes surpresas, com

Read More...
Mundial de Clubes da FIFA 2019

Liverpool e Flamengo decidem o Mundial de Clubes da FIFA 2019

Último grande evento do futebol mundial neste ano, o Mundial de Clubes da FIFA 2019 está sendo realizado no

Read More...

Promoções da segunda quinzena de dezembro

Chegou a hora de conhecer as últimas promoções do ano de 2019 aqui no Betz Club. É hora de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu