A história do Mundial de Clubes da FIFA

In Apostas Esportivas
Mundial de Clubes da FIFA

O Mundial de Clubes da FIFA chega neste ano de 2019 à sua 16ª edição, e novamente terá um brasileiro na disputa do título: o Flamengo, que conquistou de maneira emocionante a Copa Libertadores da América e irá representar a Conmebol no torneio.

O Mundial de Clubes deste ano será realizado pela primeira vez em sua história no Qatar, e pode ser a penúltima edição do torneio realizado anualmente pela FIFA nos moldes que conhecemos hoje. Afinal, a entidade máxima do futebol já anunciou que a partir de 2021 irá organizar um torneio quadrienal, sempre no ano anterior à Copa do Mundo, e que irá reunir 32 representantes de todas as Confederações.

Esta pode ser uma mudança impactante para as novas gerações, mas para aqueles um pouco mais velhos será apenas mais uma mudança em um torneio que já teve diversos formatos. Confira abaixo como surgiu a ideia de realizar um torneio mundial de Clubes e não deixe de apostar na edição deste ano aqui no Betz Club.

 

– A ideia de se realizar um Mundial de Clubes

A primeira ideia de se realizar um torneio Mundial com clubes data do início do século 20, quando Sir Thomas Lipton resolveu criar uma competição com clubes de todas as partes do mundo. A competição foi realizada em 1909 e teve representantes apenas de Inglaterra, Suíça, Itália e Alemanha.

A ideia foi retomada em 1951 aqui no Brasil, com a realização da Taça Rio. O torneio tinha como objetivo manter a paixão do brasileiro pelo esporte e teve representantes do Brasil, França, Itália, Iugoslávia, Áustria, Uruguai e Portugal, tendo sido vencido pelo Palmeiras. A competição foi realizada novamente no ano seguinte e vencida pelo Fluminense.

Nesta mesma época começou a ser disputado na Venezuela a Pequena Taça do Mundo, também conhecida como Mundialito, e em suas 5 edições teve campeões como São Paulo, Corinthians, Real Madrid e Barcelona.

– A Copa Intercontinental (ou Mundial Interclubes)

A Liga dos Campeões da UEFA foi criada na temporada 1955-56, e logo de cara se tornou um sucesso de público. Tanto que em 1960 na América do Sul foi criado um torneio nos mesmos moldes, reunindo os campeões nacionais das principais ligas nacionais do continente: a Copa Libertadores da América.

Foi o pontapé inicial para a realização de partidas entre os campeões dos dois torneios para definir quem era a melhor equipe do mundo naquela temporada. O Mundial Interclubes, hoje conhecido como Copa Intercontinental reunia o campeão da Liga dos Campeões da UEFA e da Copa Libertadores em partidas de ida e volta, uma na casa de cada equipe, e caso houvesse empate no número de pontos uma terceira partida era realizada em campo neutro.

A competição passou a ser disputada em 1960 e manteve este formato até 1979. A partir de 1980 o encontro anual de campeões passou a ser disputado em partida única no Japão, sendo realizado até 2004.

Em 2017 a FIFA reconheceu todos os campeões da Copa Intercontinental como campeões Mundiais.

– O Mundial de Clubes da FIFA como conhecemos hoje

A Copa Intercontinental sempre sofreu críticas por ser chamada de Mundial e ter representantes apenas da América do Sul ou da Europa. Foi assim que a FIFA resolveu intervir na situação e em 2000 organizou o primeiro Mundial de Clubes com a sua chancela. O torneio seria anual e teve a sua primeira edição realizada no Brasil, tendo o Corinthians como campeão.

A segunda edição do Mundial seria realizada na Espanha em 2001, mas a falência de uma das principais parceiras comerciais da entidade fez com que o torneio fosse cancelado, não tendo as suas edições de 2001, 2002, 2003 e 2004 realizadas.

O torneio passou a ser disputado novamente no formato apenas em 2005, no Japão, e teve o São Paulo como o grande campeão. Desde então o torneio é realizado anualmente e já teve como sedes, além do Japão, Marrocos e Emirados Árabes Unidos.

A primeira vez que um clube fora do eixo América do Sul/Europa chegou até a final foi em 2010 com o TP Mazembe do Congo, mas nenhuma equipe de outra confederação que não seja UEFA ou Conmebol levantou a taça até hoje.

– O que esperar do futuro?

A FIFA já anunciou que a partir de 2021 o torneio terá um novo formato, que irá substituir a deficitária Copa das Confederações. O torneio entre Seleções que servia como teste para a sede da Copa do Mundo nunca fui sucesso nem de público nem de crítica, e por isso precisa abrir espaço para um novo torneio que dê lucro para a entidade máxima do futebol.

Para 2021, porém, o torneio não poderá ser realizado no Qatar já que no meio do ano as temperaturas no país são impraticáveis. Tanto que em 2022 a Copa do Mundo será realizada entre os meses de Novembro e Dezembro.

Por conta disso o Mundial de 2021 será realizado na China e terá a participação de 32 times de todas as Confederações. E aí começa o grande problema deste novo formato: A FIFA deixará a critério das próprias confederações como indicar seus representantes.

Para a UEFA a expectativa é que tenhamos 8 vagas, que deverão ser dadas aos campeões da UEFA Champions League e da UEFA Europa League dos últimos 4 anos. Com isso, Real Madrid, Liverpool, Atlético de Madrid e Chelsea já estariam garantidos na competição.

Para a Conmebol seriam destinadas 6 vagas, com os campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul-americana de 2019 e 2020, além de mais duas vagas que a Confederação Sul-americana de futebol ainda não tem a menor ideia do critério que será utilizado.

A Confederação Africana de Futebol já definiu que seus participantes serão o campeão, vice e terceiro colocados da Liga dos Campeões da CAF na temporada 2020-21.

A Confederação de futebol da Ásia e a Concacaf também terão direito a 3 vagas, mas ainda não definiram seus critérios de classificação.

Haverá ainda um playoff entre um representante da Oceania e um representante do Campeonato Chinês para definir o último participante, o que pode deixar a Oceania sem representante no torneio mesmo tendo uma competição com 32 vagas.

You may also read!

UEFA Champions League

UEFA Champions League sorteia confrontos das oitavas de final

Seis rodadas passaram voando e a UEFA Champions League encerrou a sua fase de grupos sem grandes surpresas, com

Read More...
Boxing Day

O que é o Boxing Day da Premier League?

Quem gosta de futebol inglês com toda certeza já ouviu o termo Boxing Day. Para os fãs do esporte

Read More...
Mundial de Clubes da FIFA

Os brasileiros campeões do Mundial de Clubes da FIFA

O Flamengo entra em campo amanhã em busca de um título inédito em sua história: o Mundial de Clubes

Read More...

One commentOn A história do Mundial de Clubes da FIFA

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu